Lançado o RPG Maker VX Ace.


Olá fãs do ODM Brazilian Games!

Já faz um bom tempo que não publico nada aqui no blog, não é mesmo?

Isso se deve ao fato de eu estar mais focado nos meus livros do que na criação de novos jogos, mas ainda tenho o antigo RPG Maker VX no meu notebook e hoje baixei a nova versão, o RPG Maker VX Ace.

Eu sei que o programa foi lançado já há um bom tempo, mais precisamente em 15 de dezembro de 2011, mas como estava afastado da área não estava por dentro das novidades.

Hoje, fuçando na internet, descobri a mais recente versão do programa e até me deu vontade de criar um jogo utilizando-o, quem sabe?

Esta nova engine foi desenhada para os iniciantes e segue a mesma interface da sua edição anterior (VX), porém com algumas novas funcionalidades. 

O RPG Maker VX Ace supera o seu antecessor e busca se igualar ao RPG Maker XP em vários aspectos, onde muitas das funcionalidades antes apresentadas voltaram nesta nova edição. Caso esteja interessado em adquirir essa ferramenta, ela está a venda no site oficial do RPG Maker, onde se pode encontrar outras engines, e também na loja online Steam.

Mas como sou bonzinho indico um link para o download gratuito, da versão lite (que possui algumas limitações, mas dá pro gasto), acesse AQUI.

Assim como eu, acredito que não esteja disposto a pagar pelo programa, mas se preferir a versão completa, prepare-se para desembolsar $ 69,99 doletas...

Assim que baixar o programa em sua máquina, será necessário ativar sua licença gratuita informando seu nome completo e endereço de email válido. Após passar por esse diminuto cadastro, você já pode usar o programa normalmente e sem precisar se preocupar com restrições de tempo. A interface do VX Ace é muito parecida com a encontrada nas versões anteriores do programa – quem já está acostumado com a engine não terá problemas na hora de se adaptar.


Este Maker é uma atualização do RPG Maker VX, alterando várias partes da ferramenta, como o funcionamento de eventos, scripts e mapas e adiciona algumas outras funcionalidades, como a possibilidade de passar vídeos dentro do jogo. 

Entretanto, jogos criados com o RPG Maker VX não poderão ser convertidos para o Ace.

Ou seja: se você já estava empolgado achando que poderia incrementar seus jogos criados na versão VX, esqueça essa possibilidade.

Assim como entre o RPG Maker 2000 e o 2003, o RPG Maker VX e o Ace são muito semelhantes, porém com algumas poucas diferenças. O mapeamento permanece o mesmo, porém é possível usar mais de um tileset, além de ser possível definir as propriedades de cada tile individualmente. 

Através do banco de dados, será possível adicionar fórmulas diferentes para cada item ou habilidade, assim como características únicas, aumentando as possibilidades de criação de novos itens.

O RPG Maker VX Ace possui também um próprio criador de charsets e facesets baseado em um gerador de char e facesets da famitsu. 

Outro sistema que embutido na ferramenta é o de seguir personagens, além do grupo poder possuir até oito personagens ao invés de 4, como é o costume.

Se você nunca trabalhou com o programa, mas se interessou por ele, encontrei um tutorial bem completo sobre ele, basta acessar Tutorial RPG Maker VX Ace.

Prós:
  • Retorna com algumas funcionalidades do RPG Maker XP.
  • Permite o uso de vários tilesets.
  • Criação de Chars e Faces dentro do programa.
  • Nova versão do Ruby Game Scripting System, sendo conhecida por RGSS3, que torna mais simples o aprendizado e o uso desta linguagem.
  • Possibilidade de exibição dos nomes dos mapas.
  • Possui vários mapas de exemplos que podem ser utilizados em seus projetos.
  • Novas ferramentas de mapeamento, incluindo um pincel de sombras que permite ao desenvolvedor aplicar sombras adicionais.
  • Agora possui o sistema Catterpillar que permite aos personagens andarem em fila.
  • Um RTP maior e mais elaborado que seu antecessor.

Contras:

  • Foi mantido o sistema de batalha em primeira pessoa, mas que pode ser modificado através de scripts.
  • A tela de jogo ficou menor em comparação ao RPG Maker XP. Agora são 544×416 pixels enquanto no RMXP eram 640×480 pixels.
  • Computadores com baixas configurações não podem rodá-lo.
  • Monitores que não suportam resolução 1024×768 (ou maior) não conseguem rodá-lo.
  • Diferente dos outros makers, que no uso do comando print uma janela de erro aparecia na própria tela de testes, no RMVX Ace a tela de erro aparece
  • em uma janela de depuração, dificultando um pouco mais o trabalho.

Requisitos do sistema:

OS: Microsoft® Windows® XP / Vista / 7 (Compatível com OS 32 e 64 bit)
CPU: Intel® Pentium®4 2.0GHz or Better
Memoria RAM: 512MB ou maior
Resolução: 1024×768 ou maior
Espaço em Disco: 400MB ou maior
Necessário suporte ao DirectX (qualquer versão igual ou superior à versão pré instalada no Windows XP)
Requisitos para se jogar um jogo confortávelmente podem variar de acordo com o conteúdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário